top of page

Psicoterapia

Psicodinâmica

A Psicoterapia Psicodinâmica é um processo que tem como objetivo a expressão dos sentimentos e emoções, por forma a estimular o autoconhecimento, reflexão pessoal e o desenvolvimento individual. Os princípios essenciais da sua intervenção estabelecem-se na escuta ativa e empática, tendo como estrutura basilar a relação terapêutica entre o psicólogo e cliente.

A abordagem terapêutica psicodinâmica tem origem na teoria psicanalítica desenvolvida por Freud, embora com uma forma (setting terapêutico) de intervenção enquadrada ao contexto cultural e social atuais. Os objetivos terapêuticos e o nível de profundidade associados a este modelo de intervenção consideram, habitualmente, a necessidade de um acompanhamento com uma frequência semanal.

“As pessoas diferem em relação à idade, educação e história.” (Bateman, A., Brown, D. e Pedder, J.)

Considerando a fase de desenvolvimento em que se encontra a intervenção poderá ter um formato de psicoterapia individual ou ludoterapia (Seja mais curioso aqui).  

Situações em que a psicoterapia pode ajudar

Estados (crónicos) de ansiedade;

Estados depressivos;  

Choques emocionais;

Experiências de perda;

Abuso físico e/ou sexual;

Abandono real e afetivo;

Medos recorrentes;

Vivências de desgaste emocional em ambiente académico e/ou profissional;

Condições ou acidentes do meio que provoquem vulnerabilidade (insuficiência da preocupação maternal primária; indução de ansiedade; ambiente de insegurança; excessivas proibições e castigos; exigência desmedida e constante; abuso do poder).

bottom of page